sexta-feira, 22 de maio de 2015

Várias técnicas de mechas para os cabelos.



     Seja para confundir os primeiros fios brancos aparecendo ou para dar mais luminosidade ao visual, as mulheres estão clareando cada vez mais as madeixas. Mas o que fica bom? Usar coloração ou descolorante. Papel ou Touca?
    Se os cabelos forem virgens dá para fazer com coloração clareando até 5 tons. Já se for colorido tem que usar o descolorante mesmo. Quanto as técnicas, listo abaixo, vários tipos que poderão ser usados conforme o gosto da cliente ou conforme um estudo de Visagismo onde tem que ser levado em conta a forma do rosto, a personalidade e o trabalho que exerce.

Mechas 3d

As Mechas Tridimensionais ou 3d invadem as cabeças nesse outono Inverno de 2015. Como a estação fria do ano nos induz aos clássicos com tons mais suaves e terrosos, podemos abusar das mechas com 2 ou 3 tons que dão vida a estação. Para o efeito 3d fazemos as mechas com várias nuances, tom sobre tom, uma ao lado da outra criando o efeito tridimensional. Sugiro para essa época do ano investir numa raiz castanho claro ou louro escuro com 2 ou 3 tons mais claros nas pontas. As mechas podem variar com tons caramelo, mel e cobre. Para as loiras que nem no inverno abandonam o loiro platinado podemos mesclar algumas mechas tridimensionais em tons marrons irisados que “quebram” o cabelo muito claro sem tirar a sua marca registrada.

Efeito Tartaruga

Esse nome compara os vários tons de mechas e a variedade de cores do animal. Gisele Bündchen, Alessandra Ambrósio, Jennifer Aniston, Jessica Alba e Khloé Kardashian já experimentaram. Os tons podem variar do caramelo ao mel. Tons de café e chocolate também fica bom, principalmente para as morenas. O bom dessa técnica é que não é necessário retocar a raiz, apenas fazemos um upgrade no meio e pontas com mechas contrastantes.

Babylights.

   São mechas discretas e fininhas que apenas dão uma iluminadas nos fios, não é aquela mudança radical Para quem quer pintar e tem medo de mudar e também não quer estragar a cabeleira é uma boa opção. São mechas , normalmente feitas com touca que partem da raiz e apresentam um ou dois tons mais claros que a base,

Californianas

    Tem a raiz escura e as pontas claras. inspirado nos surfistas da Califórnia, nos Estados Unidos: as nuances precisam ser escolhidas a partir da base da cliente. Para conseguir um efeito natural, aconselho a usar de um a dois tons mais claros. Mais que isso pode deixar as tonalidades muito marcadas e o efeito artificial.

Ombré

  A raiz fica natural, dois ou 4 centimetros. O nome deriva de "sombra" e é mais usada no inverno para combinar com as cores amenas da estação. Para ficar legal vale a pena combinar com o tom de pele, dourado para as peles mais claras e marrom ou vermelho para as morenas.
Dip dye

    Mechas clareadas com descolorante e que recebem coloração intensa e chamativa como azul, violeta ou rosa. Muito usado por jovens adolescentes.

    E o seu cabelo, como é? Está indecisa  para saber que técnica usar?












quarta-feira, 13 de maio de 2015

O SEGREDO DE UMA BOA ESCOVA PROGRESSIVA





1- Verificar as condições do fio antes da Escova Progressiva. Se estiver elástico ou ressecado convém fazer um tratamento prévio (uma semana antes) junto com um corte das pontas, eu chamo de "corte terapêutico".

2 - Usar Produtos idôneos. Hoje em dia existe inúmeras marcas e princípios ativos no mercado. Prefiro as que tiram o volume e alisam com aminoácidos ,óleos vegetais e ácidos, pois o formol, mesmo em doses permitidas pela ANVISA, para nós cabeleireiros, que as vezes fazemos várias progressivas num mesmo dia , não é bom.

3 - depois da progressiva é necessário uma manutenção. Corte das pontas a cada 42 dias no máximo , cauterização e hidratação a cada 30 dias. Em casa aconselhamos um bom shampoo e condicionador toda vez que lava os cabelos. Também uma Hidratação com máscara a cada 10 dias. Pronto...assim o seu cabelo ficará liso, ,macio e com muito brilho. Tudo de bom!

Você tem alguma dica para compartilharmos? Alguma dúvida?

Como neutralizar os tons amarelados dos cabelos (mechas)


    
  Para muitas pessoas o  dourado (tom amarelado) que é uma cor quente, harmoniza  perfeitamente com muitas peles.  Mas a maioria das  mulheres fogem dele como o diabo da Cruz. "Eu não quero o meu cabelo com esse amarelo!!!" já ouvi muitas vezes.
    A primeira coisa a saber é que não é o descolorante  que deixa o cabelo com o tom indesejado e sim a própria tendência do cabelo. Não querendo ser muito técnico nessa parte, porque o objetivo deste post é a prática, a variedade das cores dos cabelos é dividia e 2 tipos de melanina (responsável pela cor) : Eumelanina e Feomelanina. Nos cabelos mais escuros, do preto ao louro escuro existe muita Eumelanina . e quando desejamos clarear esses cabelos para um loiro claro ou ultraclaro realçamos amarelados.
    Abaixo coloco uma tabela que mostra a cor revelada quando clareamos um cabelo:


 


    Se o seu desejo é um cabelo com mechas dourado acizentado ou mesmo todo acizentado, terá que fazer uma matização ou um glossing.
    Mas antes de dar as receitas vamos falar um pouco de colorimetria para escolher a cor que será utilizada para neutralizar a cor indesejada. Nessa estrela de Oswald, abaixo, descobrimos que tom vamos usar escolhemos a cor oposta a que queremos neutralizar:



    Ou seja, para neutralizar do amarelo ao laranja, usamos os tons violetas á azul. Mas que cor tem essa nuance? Varia de empresa para empresa. no mercado brasileiro temos várias marcas:



Cada uma tem tabela de cores para as nuances que são indicadas com um número depois da barra ou ponto conforme a marca. Na Wella, tanto para Color Perfect quanto illumina
Colors temos:


Mas vamos parar de teoria e vamos a prática!

Matização.

    A matização não interfere na cor natural dos cabelos, mudando apenas o matiz das mechas que estão com aquela cor indesejada.

Exemplo: Para conseguir a cor do cabelo abaixo, utilizei:



10 gramas de coloração 9/8 (Wella)
10 gramas de coloração 7/1 (Wella)
1,5 gramas de mix 0/66 (Wella)
20 gramas de ox 30 volumes
150 gramas de água da torneira

Modo de preparo:
Coloque 1,5 gramas de mix 0/66 (Wella) numa tigela e misture com 20 gramas de ox 30 volumes, mexa bastante até conseguir uma mistura bem homogênea. Em seguida acrescente 10 gramas de coloração 9/8 (Wella) e 10 gramas de coloração 7/1 (Wella). por fim vá acrescentando a água da torneira aos poucos.
Depois de lavar os cabelos com xampu próprio, condicionador e tirar a umidade com toalha, passar toda a mistura com ajuda de um aplicador. Quanto ao tempo de ação, esse vaira de 2 a 10 minutos conforme a cor desejada.

Glossing.

    Assim como a matização, o Glossing não interfere na cor dos cabelos naturais, mudando apenas o matiz das mechas que estão com aquela cor indesejada. A diferença é que o glossing é feito com uma hidratação e  usando emulsão de 1,8 % para revelar a cor num tempo maior. Eu gosto muito desse serviço porque trata os cabelos ao mesmo tempo que matiza, dando um resultado mais duradouro e com mais qualidade para os fios.

Exemplo para conseguir neutralizar o amarelado do cabelo abaixo utilizei:


15 gramas de coloração 9/60 illumina (Wella)
15  gramas de coloração 10/1 illumina (Wella)
30 gramas de emulsão 1,8  volumes
30 gramas de condicionador de tratamento
xampu e máscara para cabelos com mechas

Modo de preparo:

1ª parte

    Lave os cabelos com xampu apropriado e faça uma hidratação com uma máscara para cabelos com mechas. Enxague os cabelos e tire a umidade com uma toalha.

2ª parte

    Coloque o cliente na cadeira e passe a seguinte mistura mecha a mecha de raiz as pontas, uniformemente:
15 gramas de coloração 9/60 illumina (Wella) ;15  gramas de coloração 10/1 illumina (Wella) ;30 gramas de emulsão 1,8  volumes ; 30 gramas de condicionador de tratamento.
Deixe agir 10 minutos e depois penteie o cabelo novamente distribuindo uniformemente o produto.

    Dúvidas ? Eu poderia usar outra cor para conseguir o mesmo resultado?
Fico a disposição para responder, pois as variantes são muitas e dá para conversar bastante sobre o assunto. Mas espero ter dado um começo para a solução.















COMO VOLTAR O CABELO NA COR NATURAL SEM COLORAÇÃO

Cansou de fazer mechas e deseja voltar ao tom natural? Isso é possível, mas para que o efeito seja duradouro e você não se surpreenda com efeitos indesejáveis depois, vou dar aqui uma receita maravilhosa.:

Pigmentação 1 + 3!

 Porque não usar a coloração tradicional para emcobrir a cor indesejada? Por causa de uma regra básica da coloração: O tom de um cabelo colorido clareia um tom por mês. Quer dizer, se esse mês você coloriu os cabelos de louro escuro e daqui um mês estará louro médio e no próximo louro claro e assim por diante. O problema é que não só nas mechas, mas em todo o cabelo que agora está com coloração. Em resumo, se você escurecer as mechas do seu cabelo hoje ,daqui um três meses as raiz estará com uns 3 centímetros de crescimento natural e o restante três tons mais claro. Ou seja, você terá uma faixa mais escura e bem marcada na raiz.




    Mas com a pigmentação 1+3 apenas a parte mais clara absorve o produto, deixando o restante na cor natural. Quando passar uns três meses as mechas voltarão a clarear um ou dois tons, mas a raiz estará intacta. E  repetindo o processo 3 vezes o cabelo não desbota mais.

Receita para um cabelo longo:

60 gramas de coloração um tom mais escuro doque a cor desejada.

180 gramas de água da torneira

60 gramas de ox 10 volumes.

Modo de aplicar:

1ª Parte

Misture, aos poucos, a coloração com a água da torneira e aplique nos cabelos, mecha a mecha de raiz as pontas. Deixe agir por 10 minutos.

2ª Parte

    Com ajuda de aplicador, passe os 60 gramas de ox 10 volumes. Se você não tiver a ox de 10 volumes, pode usar a de 20 volumes colocando metade de água da torneira, ou seja: 30 gramas de ox 20 volumes + 30 gramas de água da torneira = 60 gramas de ox 10 volumes. Espere agir 10 minutos e lave os cabelos normalmente.

Qualquer dúvida, estou a disposição.

Como tirar o efeito chapado da Progressiva

    Eu quero meu cabelo liso e prático. Esse é o desejo de toda mulher. Assim acabam fazendo Escova progressiva para tirar o volume da raiz e os tão indesejáveis Frizz. 



    Mas como todo processo químico aplicado sempre de raiz as pontas, a cada progressiva as pontas vão ficando cada vez mais lisas ficando uma desproporção em relação a raiz.

    Para neutralizar esse efeito indesejado é só aplicar o produto apenas na parte mais volumosa da raiz, como se fosse uma coloração. E na hora de passar a chapinha, também devemos pensar mais na raiz.

    Eu, particularmente, passo umas dez vezes na raiz e 2 ou 3 vezes nas pontas.
Fazendo dessa maneira temos um cabelo sem volume na raiz. Acabam os frizz e as pontas deixam de ter aquele aspecto artificial e chapado. 

Qualquer comentário ou dúvida, estou a disposição.