quarta-feira, 25 de novembro de 2015

VISAGISMO EM CORTES DE CABELO



Já na Grécia, com Hipócrates (460 – 370 a.C.) se relacionava o formato do rosto com a personalidade das pessoas. Mais tarde Galeno denominou os quatro tipos de temperamentos como: sanguíneo, colérico, fleumático e melancólico. Cada um deles possui pontos fortes e pontos fracos, onde constantemente, há a identificação de mais que um por pessoa, mas um deles sendo o dominante.

Hoje no trabalho de Visagismo voltado para  definir o corte ideal  para cada um , podemos compor um visual  que harmonize com o formato de seu rosto e também com o seu jeito de ser,  o que a pessoa quer expressar, o que , muitas vezes vai contra as linhas do rosto.
Abaixo, mostro  as características de cada formato de rosto e qual corte de cabelo combina melhor com cada feição, criando a moldura perfeita. As figuras são apenas ilustrativas, pois as linhas do rosto real não tem formas tão duras.:

Rosto redondo: Angelical e lúdico


Esse tipo de rosto possui poucos ângulos. Cabelos com laterais mais retas, que cubram as maças do rosto, minimizam o aspecto arredondando, levemente perfilado na altura do lábio superior. Cria-se um efeito mais sutil e alonga a silhueta. Se optar a usar franja, sempre em diagonal ou bem desfiada para formar uma transparência que mostre o comprimento do rosto. Se forem retas e pesadas  evidenciam o formato arredondado e largo do rosto.

Rosto oval: Delicadeza e suavidade

A largura do rosto oval corresponde a dois terços do seu comprimento. A testa é arredondada, assim como as linhas das maças do rosto e queixo. Franjas retas ou laterais são bem vindas, dando a impressão do rosto não ser tão longo. Para tirar o “ar” angelical podemos fazer um corte com mais movimento, camadas sutis que criam irregularidades, proporcionam volume e suavizam esse aspecto arredondado. Cortes perfilados, a partir do queixo, criam leveza e suavizam o queixo, que pode ser levemente retraído. A base do corte pode ser mais reta.

Rosto quadrado/retangular: força e segurança

Tem ângulos retos e maçãs do rosto salientes, de que descem até a mandíbula numa linha quase vertical. O rosto retangular é uma variação do rosto quadrado, um pouco mais longo. A curva da mandíbula se posiciona abaixo da linha dos lábios e o queixo possivelmente pronunciado. Cortes mais desestruturados, linhas assimétricas e um pouco mais de volume valorizam esses tipos de rosto. Cabelos curtos, em especial, se adequam muito bem a esse formato, por expor todas as linhas inclinadas (dinamismo).

Rosto triangular dinamismo e extroversão

Neste a mandíbula bastante evidente e a região da testa é estreita. As maças do rosto não são pronunciadas. Franjas diminuem esse aspecto criando mais área nessa região, suavizando em relação à mandíbula. Cortes com volume e movimento em comprimentos médios valorizam esse formato de rosto.

Rosto hexagonal com laterais reta. dinamismo e extroversão

Hexagonal de lateral reta:
Esse rosto é bem harmonioso e devido aos muitos ângulos é bem fotogênico. O rosto de Gisele Bündchen e  muitas modelos são Hexagonais. Para realçar as linhas inclinadas sugerimos cortes desfiados e com textura   mais ousada. Também vale investir em  mechas com dois tons para completar o visual que valoriza o seu lado de pessoa determinada e criativa.

Você sabe o Formado do seu rosto? O corte que melhor combina para você?  Faça sua pergunta e conversaremos a respeito.
 Ivando Hair Design e Visagista.


sexta-feira, 24 de julho de 2015

Dicas para quem tem cabelos cacheados




8  dicas para quem tem cabelo cacheado.

48 milhões das mulheres no Brasil tem cabelos de ondulado para cacheado.  Embora os processos para alisar ainda continuem, muitas clientes estão assumindo os cachos.  Se você tem progressiva e deseja voltar aos cabelos naturais, basta fazer apenas retoques na parte crescida para ir devolvendo as ondas ou cachos para as pontas. E abaixo listo algumas dicas para tratar e definir os cachos:
1 - O corte deve ser na medida exata para realçar os cachos e não dar excesso de volume, repicando e desfiando apenas as pontas,
2 - A lavagem deve ser feita pensando mais na raiz para não danificar as pontas. Apenas puxe o  xampu para as pontas, massageando-as levemente, no final.
3- Usar condicionador com enxague e depois um leave in para tratamento. Mousse também ajuda a definir os cachos.
4 - Hidratação mais profunda a cada 7 a 10 dias.
5 - Secar os cabelos sempre deixando uma toalha na cabeça ate que absorva a água.
6 - Usar difusor de ar com o secador para tirar a umidade apenas.
7 - A medida que o cabelo estiver secando, não usar pente ou escova, Se levar a mão ao cabelo, apenas amasse e nunca alise os cachos.
8 - Para quem tem os cabelos cacheados o ideal é fazer esse ritual todos os dias, porque depois de uma noite de sono os cabelos acordam desalinhados.  Embora existam casos que a cliente usa mousse no dia anterior e consegue reavivar os cachos apena umidecendo-os no outro dia.

Ivando Hair Stylist

sexta-feira, 26 de junho de 2015

CABELOS VOLUMOSOS

    






   Quem tem pouco cabelo sonha com um cabelo volumoso. Mas que tem cabelos volumosos sabem da dificuldade de conseguir um corte ideal. 
    Primeiro porque existe vários tipos de cabelos com volume. Tem cabelos grossos e lisos, mas também aqueles com fio médios mas com ondas que aumentam  muiiiiito o volume. 
    Em todos os casos a maioria das mulheres acham que o fio reto resolve todos os problemas, mas, fora os caso de cabelos bem lisos, na verdade é ao contrário. Para tirar o volume é necessário repicar nas pontas para equilibrar o volume.

    Na medida certa, o resultado é um cabelo mais comportado e com menos volume. Principalmente para que tem os cabelos cacheados, quando se opta pelo cabelo reto esse fica pesado nas pontas, diminuindo os cachos mas aumentando a lateral do corte dando muito volume. 

     Nesse caso, em cabelos compridos, o ideal é manter o reto até aonde o cabelo não tem volume, um ou dois palmos na raiz e as pontas repicar. 
    Já nos cabelos curtos podemos usar navalha e tesoura desfiadeira ou tipo navalha para desfiar.  Também com critério para não armar a raiz. Sem falar nas progressivas, mas esse assunto é material para outro artigo. 
    Os produtos também  ajudam a controlar o volume, pois muitos cabelos  são volumosos devido ao ressecamento dos mesmos. Condicionadores sem enxague, leave-in,  máscaras  sempre ajudam a domar os cabelos volumosos. 
    Outra  tendência da industria de cosméticos são os óleos com múltipla função. Podem ser acrescentados nas máscaras para hidratação semanal ou como finalizador  nas pontas. 
Finalizando, a maneira que lavamos e secamos os  cabelos também influem no volume. O Ideal é lavar pensando mais no couro cabeludo, sem esfregar as pontas, puxando a espuma para as pontas, com uma leve massagem já  se  higieniza as pontas. 
O mesmo cuidado se deve ter ao secar cabelos compridos, nuncas esfregando a toalha, mas apenas envolvendo o cabelo como se fosse um turbante para que a toalha absorva a umidade do cabelo sem danificá-lo.

Ivando Hair Stylist e Visagista

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Várias técnicas de mechas para os cabelos.



     Seja para confundir os primeiros fios brancos aparecendo ou para dar mais luminosidade ao visual, as mulheres estão clareando cada vez mais as madeixas. Mas o que fica bom? Usar coloração ou descolorante. Papel ou Touca?
    Se os cabelos forem virgens dá para fazer com coloração clareando até 5 tons. Já se for colorido tem que usar o descolorante mesmo. Quanto as técnicas, listo abaixo, vários tipos que poderão ser usados conforme o gosto da cliente ou conforme um estudo de Visagismo onde tem que ser levado em conta a forma do rosto, a personalidade e o trabalho que exerce.

Mechas 3d

As Mechas Tridimensionais ou 3d invadem as cabeças nesse outono Inverno de 2015. Como a estação fria do ano nos induz aos clássicos com tons mais suaves e terrosos, podemos abusar das mechas com 2 ou 3 tons que dão vida a estação. Para o efeito 3d fazemos as mechas com várias nuances, tom sobre tom, uma ao lado da outra criando o efeito tridimensional. Sugiro para essa época do ano investir numa raiz castanho claro ou louro escuro com 2 ou 3 tons mais claros nas pontas. As mechas podem variar com tons caramelo, mel e cobre. Para as loiras que nem no inverno abandonam o loiro platinado podemos mesclar algumas mechas tridimensionais em tons marrons irisados que “quebram” o cabelo muito claro sem tirar a sua marca registrada.

Efeito Tartaruga

Esse nome compara os vários tons de mechas e a variedade de cores do animal. Gisele Bündchen, Alessandra Ambrósio, Jennifer Aniston, Jessica Alba e Khloé Kardashian já experimentaram. Os tons podem variar do caramelo ao mel. Tons de café e chocolate também fica bom, principalmente para as morenas. O bom dessa técnica é que não é necessário retocar a raiz, apenas fazemos um upgrade no meio e pontas com mechas contrastantes.

Babylights.

   São mechas discretas e fininhas que apenas dão uma iluminadas nos fios, não é aquela mudança radical Para quem quer pintar e tem medo de mudar e também não quer estragar a cabeleira é uma boa opção. São mechas , normalmente feitas com touca que partem da raiz e apresentam um ou dois tons mais claros que a base,

Californianas

    Tem a raiz escura e as pontas claras. inspirado nos surfistas da Califórnia, nos Estados Unidos: as nuances precisam ser escolhidas a partir da base da cliente. Para conseguir um efeito natural, aconselho a usar de um a dois tons mais claros. Mais que isso pode deixar as tonalidades muito marcadas e o efeito artificial.

Ombré

  A raiz fica natural, dois ou 4 centimetros. O nome deriva de "sombra" e é mais usada no inverno para combinar com as cores amenas da estação. Para ficar legal vale a pena combinar com o tom de pele, dourado para as peles mais claras e marrom ou vermelho para as morenas.
Dip dye

    Mechas clareadas com descolorante e que recebem coloração intensa e chamativa como azul, violeta ou rosa. Muito usado por jovens adolescentes.

    E o seu cabelo, como é? Está indecisa  para saber que técnica usar?












quarta-feira, 13 de maio de 2015

O SEGREDO DE UMA BOA ESCOVA PROGRESSIVA





1- Verificar as condições do fio antes da Escova Progressiva. Se estiver elástico ou ressecado convém fazer um tratamento prévio (uma semana antes) junto com um corte das pontas, eu chamo de "corte terapêutico".

2 - Usar Produtos idôneos. Hoje em dia existe inúmeras marcas e princípios ativos no mercado. Prefiro as que tiram o volume e alisam com aminoácidos ,óleos vegetais e ácidos, pois o formol, mesmo em doses permitidas pela ANVISA, para nós cabeleireiros, que as vezes fazemos várias progressivas num mesmo dia , não é bom.

3 - depois da progressiva é necessário uma manutenção. Corte das pontas a cada 42 dias no máximo , cauterização e hidratação a cada 30 dias. Em casa aconselhamos um bom shampoo e condicionador toda vez que lava os cabelos. Também uma Hidratação com máscara a cada 10 dias. Pronto...assim o seu cabelo ficará liso, ,macio e com muito brilho. Tudo de bom!

Você tem alguma dica para compartilharmos? Alguma dúvida?

Como neutralizar os tons amarelados dos cabelos (mechas)


    
  Para muitas pessoas o  dourado (tom amarelado) que é uma cor quente, harmoniza  perfeitamente com muitas peles.  Mas a maioria das  mulheres fogem dele como o diabo da Cruz. "Eu não quero o meu cabelo com esse amarelo!!!" já ouvi muitas vezes.
    A primeira coisa a saber é que não é o descolorante  que deixa o cabelo com o tom indesejado e sim a própria tendência do cabelo. Não querendo ser muito técnico nessa parte, porque o objetivo deste post é a prática, a variedade das cores dos cabelos é dividia e 2 tipos de melanina (responsável pela cor) : Eumelanina e Feomelanina. Nos cabelos mais escuros, do preto ao louro escuro existe muita Eumelanina . e quando desejamos clarear esses cabelos para um loiro claro ou ultraclaro realçamos amarelados.
    Abaixo coloco uma tabela que mostra a cor revelada quando clareamos um cabelo:


 


    Se o seu desejo é um cabelo com mechas dourado acizentado ou mesmo todo acizentado, terá que fazer uma matização ou um glossing.
    Mas antes de dar as receitas vamos falar um pouco de colorimetria para escolher a cor que será utilizada para neutralizar a cor indesejada. Nessa estrela de Oswald, abaixo, descobrimos que tom vamos usar escolhemos a cor oposta a que queremos neutralizar:



    Ou seja, para neutralizar do amarelo ao laranja, usamos os tons violetas á azul. Mas que cor tem essa nuance? Varia de empresa para empresa. no mercado brasileiro temos várias marcas:



Cada uma tem tabela de cores para as nuances que são indicadas com um número depois da barra ou ponto conforme a marca. Na Wella, tanto para Color Perfect quanto illumina
Colors temos:


Mas vamos parar de teoria e vamos a prática!

Matização.

    A matização não interfere na cor natural dos cabelos, mudando apenas o matiz das mechas que estão com aquela cor indesejada.

Exemplo: Para conseguir a cor do cabelo abaixo, utilizei:



10 gramas de coloração 9/8 (Wella)
10 gramas de coloração 7/1 (Wella)
1,5 gramas de mix 0/66 (Wella)
20 gramas de ox 30 volumes
150 gramas de água da torneira

Modo de preparo:
Coloque 1,5 gramas de mix 0/66 (Wella) numa tigela e misture com 20 gramas de ox 30 volumes, mexa bastante até conseguir uma mistura bem homogênea. Em seguida acrescente 10 gramas de coloração 9/8 (Wella) e 10 gramas de coloração 7/1 (Wella). por fim vá acrescentando a água da torneira aos poucos.
Depois de lavar os cabelos com xampu próprio, condicionador e tirar a umidade com toalha, passar toda a mistura com ajuda de um aplicador. Quanto ao tempo de ação, esse vaira de 2 a 10 minutos conforme a cor desejada.

Glossing.

    Assim como a matização, o Glossing não interfere na cor dos cabelos naturais, mudando apenas o matiz das mechas que estão com aquela cor indesejada. A diferença é que o glossing é feito com uma hidratação e  usando emulsão de 1,8 % para revelar a cor num tempo maior. Eu gosto muito desse serviço porque trata os cabelos ao mesmo tempo que matiza, dando um resultado mais duradouro e com mais qualidade para os fios.

Exemplo para conseguir neutralizar o amarelado do cabelo abaixo utilizei:


15 gramas de coloração 9/60 illumina (Wella)
15  gramas de coloração 10/1 illumina (Wella)
30 gramas de emulsão 1,8  volumes
30 gramas de condicionador de tratamento
xampu e máscara para cabelos com mechas

Modo de preparo:

1ª parte

    Lave os cabelos com xampu apropriado e faça uma hidratação com uma máscara para cabelos com mechas. Enxague os cabelos e tire a umidade com uma toalha.

2ª parte

    Coloque o cliente na cadeira e passe a seguinte mistura mecha a mecha de raiz as pontas, uniformemente:
15 gramas de coloração 9/60 illumina (Wella) ;15  gramas de coloração 10/1 illumina (Wella) ;30 gramas de emulsão 1,8  volumes ; 30 gramas de condicionador de tratamento.
Deixe agir 10 minutos e depois penteie o cabelo novamente distribuindo uniformemente o produto.

    Dúvidas ? Eu poderia usar outra cor para conseguir o mesmo resultado?
Fico a disposição para responder, pois as variantes são muitas e dá para conversar bastante sobre o assunto. Mas espero ter dado um começo para a solução.















COMO VOLTAR O CABELO NA COR NATURAL SEM COLORAÇÃO

Cansou de fazer mechas e deseja voltar ao tom natural? Isso é possível, mas para que o efeito seja duradouro e você não se surpreenda com efeitos indesejáveis depois, vou dar aqui uma receita maravilhosa.:

Pigmentação 1 + 3!

 Porque não usar a coloração tradicional para emcobrir a cor indesejada? Por causa de uma regra básica da coloração: O tom de um cabelo colorido clareia um tom por mês. Quer dizer, se esse mês você coloriu os cabelos de louro escuro e daqui um mês estará louro médio e no próximo louro claro e assim por diante. O problema é que não só nas mechas, mas em todo o cabelo que agora está com coloração. Em resumo, se você escurecer as mechas do seu cabelo hoje ,daqui um três meses as raiz estará com uns 3 centímetros de crescimento natural e o restante três tons mais claro. Ou seja, você terá uma faixa mais escura e bem marcada na raiz.




    Mas com a pigmentação 1+3 apenas a parte mais clara absorve o produto, deixando o restante na cor natural. Quando passar uns três meses as mechas voltarão a clarear um ou dois tons, mas a raiz estará intacta. E  repetindo o processo 3 vezes o cabelo não desbota mais.

Receita para um cabelo longo:

60 gramas de coloração um tom mais escuro doque a cor desejada.

180 gramas de água da torneira

60 gramas de ox 10 volumes.

Modo de aplicar:

1ª Parte

Misture, aos poucos, a coloração com a água da torneira e aplique nos cabelos, mecha a mecha de raiz as pontas. Deixe agir por 10 minutos.

2ª Parte

    Com ajuda de aplicador, passe os 60 gramas de ox 10 volumes. Se você não tiver a ox de 10 volumes, pode usar a de 20 volumes colocando metade de água da torneira, ou seja: 30 gramas de ox 20 volumes + 30 gramas de água da torneira = 60 gramas de ox 10 volumes. Espere agir 10 minutos e lave os cabelos normalmente.

Qualquer dúvida, estou a disposição.

Como tirar o efeito chapado da Progressiva

    Eu quero meu cabelo liso e prático. Esse é o desejo de toda mulher. Assim acabam fazendo Escova progressiva para tirar o volume da raiz e os tão indesejáveis Frizz. 



    Mas como todo processo químico aplicado sempre de raiz as pontas, a cada progressiva as pontas vão ficando cada vez mais lisas ficando uma desproporção em relação a raiz.

    Para neutralizar esse efeito indesejado é só aplicar o produto apenas na parte mais volumosa da raiz, como se fosse uma coloração. E na hora de passar a chapinha, também devemos pensar mais na raiz.

    Eu, particularmente, passo umas dez vezes na raiz e 2 ou 3 vezes nas pontas.
Fazendo dessa maneira temos um cabelo sem volume na raiz. Acabam os frizz e as pontas deixam de ter aquele aspecto artificial e chapado. 

Qualquer comentário ou dúvida, estou a disposição.

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Melhor franja para os vários formatos de rostos,


“O cabelo é moldura do rosto” ouvimos muito e as franjas exercem um papel fundamental para que o rosto seja realçado.



    Há vários tipos de franjas, as mais comportadas, mais radicais, desconectadas ou me as muito discretas com poucos fios aparecendo. As mulheres gostam tanto das franjas, pois na maioria das vezes elas rejuvenescem o rosto de muitas mulheres, mas se você está interessada em ter uma franja, então antes você precisa saber qual a ideal para o seu tipo de cabelo e formato de rosto.

    Se você deseja fazer franja e quer saber qual a ideal para você então fique atenta nas dicas abaixo.

 Rosto Redondo:


    Saiba que esse tipo de rosto não combina muito com franja e sim com um topete que alonga o rosto, mas se você quer fazer e mudar seu visual, então dê preferência à uma franja mais longa e repicada para o lado ou com o efeito “piscina” que dá para ver o fundo criando um transparência onde a testa não fica escondida. 




Rosto Quadrado:

  As mulheres de rosto quadrado tem o rosto parecido com o redondo no sentido do comprimento ser parecido com a altura. Então cuidado com as franjas curtas e retas. Prefira franjas desfiadas e na diagonal que suaviza as linhas marcantes do rosto quadrado.




Rosto Oval 

 As mulheres que possuem o formato do rosto oval combinam praticamente com todos os tipos de cortes de cabelos, ficam bem com qualquer tipo de franja, sejam mais curtas ou mais compridas. Nesse caso você pode usar e abusar das franjas e escolher o estilo que você mais gostar. Pode até usar as bem curtas que tudo bem.




O rosto triangular invertido como o da Rihanna, onde a testa é mais larga mas o queixo fino, também combina com franja, mas esta deve ser mais desfiada, também aparecendo o fundo para que o rosto não fique muito pequeno.
Rihanna-4-1170x731


E você conseguiu identificar qual o formato do seu rosto e que franja fica bem? Qualquer dúvida fique a vontade para perguntar.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Tutorial para neutralizar alaranjado nos cabelos. (Coloração)


    Embora o dourado (tom amarelado) seja uma cor quente e harmonize perfeitamente com muitas peles, muitas vezes as mulheres fogem dele como o diabo da Cruz. "Eu não quero o meu cabelo com esse amarelo!!!" já ouvi muitas vezes. E ainda, outras vezes o cabelo tende a um alaranjado ou vermelho.  Mas vamos por partes...nesse post vamos falar dos que tendem  alaranjar.

    A primeira coisa a saber é que não é a coloração que deixa o cabelo com o tom indesejado e sim a própria tendência do cabelo. Não querendo ser muito técnico nessa parte, porque o objetivo deste post é a prática, a variedade das cores dos cabelos é dividia e 2 tipos de melanina (responsável pela cor) : Eumelanina e Feomelanina. Nos cabelos mais escuros, do preto ao louro escuro existe muita Eumelanina . e quando desejamos clarear esses cabelos para um loiro médio ou claro, realçamos tons  alaranjados ou amarelados.
    Abaixo coloco uma tabela que mostra a cor revelada quando clareamos um cabelo:



Vamos a um exemplo:
 Se você tem o cabelo naturalmente na Profundidade de Castanho claro e deseja ter uma cor de louro médio (7/0) e simplesmente comprar uma coloração Louro médio com Ox de 9% (para clarear 2 tons) o seu cabelo vai ficar com um fundo Alaranjado forte como da atriz Emma Stone. Até não vai ficar feio, mas ficará bem alaranjado:


Se o seu desejo é um Louro médio natural, como o da tabela e da modelo abaixo, ai será necessário usar outra cor...


Vamos falar um pouco de calorimetria para entender o porque dessa decisão.
A primeira regra de coloração é que se houver mais de 50 % de cabelos brancos é necessário 50 % de cor base, no nosso exemplo o Louro médio natural.(7/0). A outra parte tem que ser para neutralizar a cor indesejada. Abaixo eu mostro estrela de Oswald.



    No nosso exemplo se queremos neutralizar o alaranjado vemos que o oposto de alaranjado nessa estrela que é o azul.
    Mas que cor tem essa nuance? Varia de empresa para empresa. no mercado brasileiro temos várias marcas:


Cada uma tem tabela de cores para as nuances que são indicadas com um número depois da barra ou ponto conforme a marca. Na Wella, tanto para Color Perfect quanto illumina Colors da Wella temos:



    Resumindo e finalizando de tudo que falamos: 

    Para conseguirmos um louro médio natural, num cabelo com 50 % de brancos, e cor natural castanho claro,  temos que usar: 

Metade de 7/0 (30gr)
Metade de 7/8 (30 gr)
60 ml de ox 30 vol (9%)

    Obs. O alaranjado deriva da mistura de vermelho com amarelo. Existem alaranjados mais dourados ou mais avermelhados. Nestes casos eu uso além do pérola a cor mate ou violeta:

    Para cabelos com tendência Alaranjado Dourado:

Metade de 6/0 (30gr)
1/4 de 9/8 (15 gr)
1/4 de 9/16 (15 gr)
60 ml de ox 30 vol (9%)

    Para cabelos com tendência Alaranjado Avermelhado:

Metade de 6/0 (30gr)
1/4 de 9/8 (15 gr)
1/4 de 7/2 (15 gr)
60 ml de ox 30 vol (9%)


    Dúvidas ? Eu poderia usar outra cor para conseguir o mesmo resultado? Você faria diferente? Você gostaria de usar outra coloração e não sabe a numeração?
    Fico a disposição para responder,dentro dos meus conhecimentos, pois as variantes são muitas e dá para conversar bastante sobre o assunto. Mas espero ter dado um começo para a solução do alaranjado.













sexta-feira, 24 de abril de 2015

APRESENTAÇÃO DO BLOG SALÃO DE BELEZA SEM MISTÉRIOS

Seja bem Vindo

     Esse Blog se destina a todos que desejam compartilhar os "segredos" dos salões de beleza na área de cabelo. Sejam profissionais da área ou clientes que desejam fazer algum serviço em casa. Sou cabeleireiro a mais de 30 anos, na cidade de Jundiaí, SP,  e sempre tive vontade de criar um espaço onde as pessoas possam se socorrer num momento de dificuldade, Muitas vezes, com dicas simples, podemos orientar alguém para corrigir uma cor indesejada, fazer um tratamento eficaz para recuperação dos fios ou preparar o cabelo para uma mudança de corte e etc. Todas sugestões de temas e críticas são bem vindas,

Ivando Xavier Coutinho